01 novembro 2008

WICCA (bruxas existem sim)

Também conhecida por Religião da Deusa e Antiga Religião, a Wicca é uma filosofia de origem pré-cristã baseada no princípio de criação feminino, nos ciclos da natureza, como as fases lunares e as quatro estações, revivendo o culto à Grande Deusa e aos Deuses Antigos. Também inclui várias modalidades de magia e rituais que buscam a harmonização pessoal.
Para seus adeptos, a Wicca é considerada uma religião. Devido a popularidade que atingiu nos últimos anos, várias hipóteses são criadas; desde sua origem até a forma como é praticada atualmente. Portanto, as definições são amplamente maleáveis e a Wicca torna-se um tema relativamente incerto.
O termo Wicca possui provavelmente duas origens. A primeira está ligada a palavra saxônica Witch, que significa dobrar, moldar ou girar. A segunda origem é relativa a raiz germânica da palavra Wit, que significa saber ou sabedoria. Portanto, deduze-se que Wicca pode significar moldar a sabedoria. É neste conceito que reside sua essência: moldar (adaptar e utilizar) o conhecimento universal em próprio benefício, sem prejudicar a ninguém. Porém, a palavra ainda carrega uma conotação negativa e errônea, sendo associada ao satanismo, magia destrutiva e cultos ou seitas opositoras ao cristianismo de um modo geral.

A Wicca e os Celtas
O conceito de Magia Wicca que se conhece atualmente, surgiu com os Celtas no período neolítico; nas regiões da Irlanda, Inglaterra e País de Gales, atingindo posteriormente a Itália e a França. Os Celtas surgiram por volta de 2 mil anos antes de Cristo e provavelmente tiveram origem entre os povos indo-europeus da Ásia. Apesar do povo celta ter se espalhado por terras tão distantes, seus costumes não se fragmentaram. Pois o idioma, a arte e a religião sedimentavam a base cultural.
A raiz filosófica-espiritual dos celtas era baseada no Druidismo, uma religião politeísta que reverenciava duas divindades principais: a Deusa Mãe (chamada de Ceridwen), que representa a criação e a fecundação onde todo o universo se originou; e seu filho, o Deus Cornífero (chamado de Cernunos), o pólo masculino que representa a fertilização. A única forma de alcançar as divindades era mantendo uma estreita relação com a natureza. Até mesmo o calendário era orientado através da natureza. Os celtas realizavam festivais ritualísticos celebrando suas divindades, praticavam a agricultura e a cura através das ervas.
Na organização social Celta, os Druidas eram os sacerdotes, guardiões das tradições, cultura e teologia. A classe sacerdotal era dividida entre homens e mulheres. Mas a cultura era essencialmente matriarcal. A iniciação nos mistérios druídicos durava em média 20 anos e os ensinamentos eram transmitidos oralmente, pois temiam que a palavra escrita pudesse se tornar veículo de Magia incontrolável. Ao se espalhar pela Europa, os celtas levaram suas crenças nativas que se combinaram ao conjunto de crendices local, dando origem ao conceito primitivo da Wicca.

Pagãos & Cristãos
Paganismo é o termo usado para definir as religiões oriundas do período pré-cristão. Assim, as práticas pagãs se desenvolveram durante séculos. Até que em 330 d.C, o cristianismo passou a ser imposto aos povos de todo o mundo. As práticas pagãs foram consideradas heréticas e toda a religiosidade pré-cristã, bem como seus adeptos, tornaram-se alvos da intolerância católica.
A Igreja deturpou a real significação da crença pagã e a propagou como um culto demoníaco. Por exemplo, a imagem do demônio comum entre os cristãos, é um homem com chifres e patas de bode; muito semelhante à imagem do Deus Cornífero. Este é um forte indício de que a Igreja católica transformou a imagem de divindades anteriores ao cristianismo em símbolos maléficos. Assim, o sentido original assumiu um caráter negativista e destrutivo. Infelizmente, esta conotação se fortaleceu ao longo do tempo, e tudo que estivesse relacionado à bruxaria e Wicca, era visto como uma forma de anticristianismo. Este conceito errôneo foi se diluindo recentemente, à medida que estudos sérios e imparciais sobre as culturas pré-cristãs foram sendo divulgados.
Nesse período, certa de 5 milhões de mulheres foram queimadas, acusadas de bruxaria. Com isso a Igreja conseguiu conter o crescente poder que a imagem feminina estava adquirindo ao longo dos séculos, diante da chamada Deusa. Por conseqüência disso, foi gerada essa nossa sociedade masculinizada em quase todos os segmentos. Isso só veio a se alterar nos últimos anos, mesmo assim muito lentamente.

Wicca no Século XX
Um dos primeiros registros da utilização da palavra Wicca no século XX, ocorreu em 1921 quando foi publicado o livro The Witch Cult in Western Europe, da antropóloga Margaret Murray. Nesta obra, a autora relata os cultos pagãos do período pré-cristão que ainda eram cultivados em diversas partes da Europa. Em 1948, Robert Grave publicou The White Goddess. Após três anos, quando a última lei contra as práticas pagãs foi revogada, Gerald Gardner publicou o famoso Witchcraft Today. A consolidação da literatura wiccaniana ocorreu em 1979, com a publicação de Spiral Dance (com o título em português A Dança Cósmica das Feiticeiras) da autora Starhawk. Esta obra se tornou o livro sobre Wicca mais lido em todo o mundo. A partir daí, houve uma explosão de livros e artigos relacionados à práticas e crenças pagãs. Assim, a Wicca ganhou notoriedade na sociedade moderna ocidental, e ficou evidente que a bruxaria havia sido a crença religiosa predominante entre os antigos europeus; havia resistido a supressão e sobrevivido aos tempos modernos.
Atualmente, acredita-se que exista em torno de 12 milhões de neopagãos espalhados por todo o mundo. Sendo 250 mil nos Estados Unidos. Uma parte da população da Islândia é adepta do Asatru; uma variação da Wicca. Vários grupos se organizam e compõem um forte elo de divulgação por diversas partes do planeta. Assim, em todo mundo renasce a crença na Deusa e na Antiga Religião.

Por Spectrum

Textos Complementares:
Ritual de Auto-Iniciação
O Altar
O Livro das Sombras
As Treze Metas da Wicca

Downloads Disponíveis:
A Bíblia das Bruxas - Janet e Stewart Farrar
O Que é Wicca? - Micaela Engel
Guia Essencial da Bruxa Solitária - Scott Cunningham
Bruxas Modernas - Andréa Osório
Origens da bruxaria Wicca - Marcia Frazão



.

12 comentários:

menina fê disse...

estamos em sintonia de pensaentos... o ruim é qdo elas resolvem espalhar o mal!


sandrinha,
cuide-se! ficamos boquiabertos qdo vimos a gravidade do seu dodói! a gen com saúde enfrenta qualquer coisa. paz. saúde. tranquilidade. esteja com o papai do céu!

bjs nossos* =D

Fernanda Magalhães disse...

Ahh! Eu sou uma bruxa!

Sandrinha, desculpe a se estou sendo indelicada mas nao pude deixar de ler o comentario do casalqueseama no qual eles falam sobre o seu dodói. Seja la o qe for te desejo melhoras, melhoras não! Te desejo a cura!

Bjos de luz!

tenha um sabado iluminado!

Afrodite disse...

Amiga,
Qd precisar de algo me avise!
Sei que vc mora aqui no Rio,tem celular?
Mande pro meu e-mail assim conversamos melhor!
Fiquei preocupada com o que me relatou que vem te acontecendo?Tens companhia em casa?ou ao menos alguém ao telefone pra te ajudar?
Vou esperar pela tua resposta!
melhoras,viu?
Bjos
Afrodite

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom dia!

Tem selinhos lá pra vc.

beijooo.

O Fantasma e o Anjo disse...

Beijo e abraço nosso

A Lobba! disse...

FEITICEIRAS EXISTEM SIM...SOMOS TODAS...UM CHAZINHO...UM BANHO...UMA SIMPATIA...ESTÁ NO NOSSO SANGUE!
AMORE MIO, MORAS NO RIO...
ME PASSE SEU TEL E TE VISITAREI...
LAMBIDAS DA LOBBA!!!

Da Silva disse...

O Leoardo Boff diz, em muitos livros dele, que a desgraça do mundo foi a perda dessa dimensão sagrada do feminino. A Igreja tem uma boa culpa disso.

flor disse...

Eu nunca duvidei de nada nesse mundo.
Uma época da minha vida pensei em ser bruxa, mas não fui a fundo, hoje sei que toda mulher tem o seu lado bruxo ;F
Beijos, Sandrinha ;]

Regular Joe disse...

Esta postagem é maravilhosa: uma seqüência de informações digna de ser lida e relida, para meu aprendizado.
Adorei seu espaço e pretendo voltar.
Beijos fraternos do João

artur disse...

- Como posso continuar considerando o mundo real se o “EU” que esta fazendo com seja real, é intangível? ( dvd, quem somos nós?).
Agora pergunto: Para uma bruxa, mulher com sabedoria, o Deus interior a que se refere, é o “eu” interior? E mais, o Deus interior seria a consciência que habita o térno corporal biológico? Se a resposta for afirmativa; Onde está o “amor”, em face a esta prisão biológica?
aagspa@hotmail.com

Pelos caminhos da vida. disse...

Boa tarde amiga!

Selinho especial para vc hoje no meu blog, espero vc lá.

beijooo

Anônimo disse...

toda mulher é uma "bruxa"!
adorei seu novo cantinho...

beijos, querida, e boa quarta!